Só de falar em emagrecer já sentimos arrepios na pele! Todo o sofrimento de ver todo mundo comendo nos finais de semana já reavivam na sua cabeça. Reavivam sim, porque com certeza essa já não é sua primeira tentativa (nem a minha)! Emagrecer é uma coisinha complicada né? Desafiadora! Ontem conversando com uma seguidora do instagram (a Tay) escrevi pra ela várias coisas que gostaria de compartilhar com vocês!

Muitas vezes o início de uma restrição alimentar parte da origem errada. Sempre iniciamos um tratamento para emagrecer quando algum fator externo machuca a gente. Desde alguém falando mal até um mico que a gente paga por não entrar na calça da amiga. Mas essa inspiração externa pode funcionar até certo ponto, se ela não for convertida em uma ordem interna de amor próprio e ao invés disso permanecermos nos julgando e nos maltratando a cada vez que dermos um deslize, ela vai acabar se revertendo em auto sabotagem mais uma vez e ai tudo volta ao ponto de partida. Emagrecer é difícil porque muitas vezes não nos respeitamos! Colocamos metas gigantescas, ficamos mais de duas horas na academia, mudamos a rotina completamente e não aguentamos conviver com isso por muito tempo. O fato é que uma quebra de rotina tem que ser tomada sim! Mas junto com ela devemos estar alimentando a alma de alguma forma para continuar mantendo a rotina.

Como Alimentar a alma?

Essas são algumas técnicas que usei durante meu processo de emagrecimento! Perdi 15kg em um ano e hoje gostaria de compartilhar minhas artimanhas com vocês! Vivenciei cada uma delas (algumas mais, algumas menos) e sempre foram de grande ajuda para me tirar do desespero da vontade de comer.

  • Inspire-se – Olhe fotos de corpos que você admira. Não só o corpo! Mas o estilo de vida que ele vai te trazer, as roupas que você vai poder usar, o biquini que vai ficar lindo em você! Me inspirava até mesmo nas piadas que poderia contar sem ter vergonha, nas saídas que poderia dar, ter certeza que estava linda e nas profissões que poderia arrumar. Pra vocês terem ideias, eu assistia aos clipes da Rihanna e ficava me imaginando nas roupas da Serena do Gossip Girl (Parece bobo, mas aceitar nossos sonhos e desejos é algo bem saudável na real).

  • Confie em Deus e tenha fé – muita gente pode me julgar aí, mas muita força de vontade que eu tive não veio de mim mesma e sim de Deus através das minhas rezas. Muitas vezes a vontade de comer fica muito maior que você, por que não pedir pro todo poderoso te dar uma forcinha nessas horas?
  • Anote o que você come – Sempre me auto saboto nesse ponto. Como muito achando que to comendo pouco, até olhar o prato da minha irmã! Pelo menos ela está ali pra me dar essa referência. Anotar e tirar fotos sempre que der, não precisa tornar disso uma grande obrigação, é importante para termos uma noção real do que estamos colocando pra dentro! E perceber se estamos mais em uma cilada da mente ou não.
  • Crie uma Meta – Crie uma meta mensurável, com o peso específico que você que chegar  na data certa (foque na meta e não no sofrimento, então nunca use a palavra “preciso perder” e sim “Vou pesar X”). Depois de criar essa meta anote o dia que você vai conferir se o seu plano está dando certo. Se não estiver é uma oportunidade para você rever o que pode estar dando de errado e mudar a estratégia.
  • Crie Imersão – Leia livros sobre o assunto, veja vídeos e séries, entre em comunidades da internet, ouça podcasts sobre emagrecimento, assista diários da dieta no youtube! Converse com pessoas que já passaram pelo mesmo processo e tiveram um resultado positivo. Não foque no negativo! Fuja de depoimentos de fracasso e escreva sua própria história.
  • Visualize – Visualize você do jeito que você vai estar – Faça isso todos os dias na hora que acordar. Visualize você com roupas ou sem, indo a praia, fazendo amor com o seu marido… use e abuse da imaginação! Nosso cérebro é muito bom pra tornar coisas em realidade!
  • Exercite-se em grupo – Chame alguém para caminhar com você. Faça exercícios que foquem na socialização tipo crossfit, funcional ou aulas em grupo. Faça amigos! É a melhor forma de se animar!

  • Ame a si mesma – A força para emagrecer vem de onde? Da gente mesmo certo? Como poderemos fazer algo bom pra gente se estamos cheios de culpa, raiva e ressentimento e se olhando no espelho sempre de modo insatisfeito? Pense nisso! Se amar é fundamental no processo de emagrecimento. Querer fazer bem pro seu corpo, pra sua saúde e pra sua autoestima antes de querer agradar alguém externo é essencial para perder os kg’s extras. Por isso se ame, se beije, faça carinho em você! Se cuide, passe maquiagem… entenda que TODOS os seres humanos têm altos e baixos, inclusive você, e se permita passar por essas fases sem desespero e raiva.

  • Não fique na mesa – Nada de ficar perto da comida por muito tempo! Saia de perto, saia da cozinha, saia da mesa e de onde for necessário! Nada de tortura!
  • Faça marmitas – Cozinhe sua própria refeição! Assim você controla 100% do que tem dentro do seu prato. Se você não tiver tempo, contrate por um tempo aquelas marmitas de dieta congeladas (hoje temos ótimas opções no mercado). Com certeza será por pouco tempo!
  • Beba muita água – Ajuda muito!! Mata a fome e ainda ajuda a desinchar!
  • Pare de usar a expressão “Não Posso” – Ao invés disso use a expressão “Eu posso mas hoje eu não quero”, porque de fato é a realidade. Podemos tudo se quisermos mas aquilo não nos convém naquele momento.

Lembre-se, fazendo essa imersão total a energia gasta é muito grande. Se você tiver que abrir mão de algumas coisas da vida não tem problema (deixar de ir a eventos, trabalhar menos etc). Saiba que todo esse esforço demanda grande atenção! Respeite seus limites e seus valores. Nunca, nunca, nunca desista! Melhor recomeçar 20x do que desistir. Ouça seu coração e menos os outros! Se você não gosta de monotonia, reinvente a sua dieta, faça receitas ou até mude de dieta durante o processo! Saiba de uma coisa: Todos tem um lado lindo para mostrar. Saiba o quão linda você é e valorize isso antes de entrar em qualquer plano desses e perceba se isso realmente vai te fazer feliz. Se esse não for um valor seu… não se esforce pra chegar a um lugar que você nem mesmo quer estar!

O que acharam dessas dicas? Coloque aqui abaixo suas dicas que deram certo também!

Beijos e até a próxima!

Compartilhe:
Escrito por Mayara Cavalcante dos Santos
Arquiteta, Coach e apaixonada por pessoas e planejamento... Amor nato por ouvir e descobrir o melhor de cada um que passa pela minha vida.